O conhecimento das transformações no cuidado em saúde mental como aportes para a compreensão teórica e técnica que fundamentam a atuação prática da Terapia Ocupacional na perspectiva do cuidado de sujeitos em seus contextos sócio-políticos. As bases teóricas da disciplina estão fundamentadas nas políticas públicas de saúde mental, nas políticas de inclusão social e nas de humanização e territorialização do cuidado.

Objetivo Geral:

 

-          Introduzir o aluno à problemática da loucura e seu contexto histórico, político e social.

-          Conhecer o desenvolvimento e fundamentos teóricos da Terapia Ocupacional em saúde mental.

-          Estudar a emergência da noção de saúde mental e seus desdobramentos contemporâneos, com especial ênfase às mudanças no interior da Terapia Ocupacional.

-          Propiciar a visão crítica com relação à exclusão das pessoas portadoras de transtornos mentais e possibilitar a formação de profissionais aptos a intervirem nesse processo tendo o sujeito como eixo para a sua inclusão na família, na comunidade, no trabalho.

-          Estudar aspectos teórico-técnicos da Terapia Ocupacional em Saúde Mental no contexto atual da Reforma Psiquiátrica no Brasil e das novas tendências da Reabilitação Psicossocial.

-          Possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimento teórico e técnico que fundamente a atuação prática em Saúde Mental.