CURSO  DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Perfil de Egresso

O Licenciado em Física, ou Físico, é capacitado a atuar na Educação Básica, em ensino, pesquisa e extensão educacional. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física.

É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, dentre outros. A partir de suas tarefas de ensino, contribui para melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício crítico da cidadania.

Temas Abordados na Formação

Fenômenos Físicos: Princípios, Teorias e Fundamentos Clássicos e Contemporâneos; Física; Estatística; Evolução dos Conceitos e da Filosofia da Física; Matemática; Computação; Didática; Instrumentação para o Ensino de Física; Elaboração e Utilização de Material Didático de Física; Fundamentos da Aprendizagem da Física; Concepções Prévias de Conceitos de Física de Alunos; Abordagens de Ensino; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Área de Atuação

O Licenciado em Física, ou Físico, pode atuar no sistema formal e informal de ensino, nos níveis de Educação Básica; em Institutos de Pesquisa Governamentais; na iniciativa privada, com processamento de dados, pesquisa e desenvolvimento industrial; em setores que envolvem conhecimentos interdisciplinares.

Fonte: http://sejaumprofessor.mec.gov.br/internas.php?area=como&id=licenciaturas